Dra. Clarissa Dosualdo explica o que fazer para identificar os sinais sutis de dor no seu gato
Os gatos têm suas particularidades e isso pode tornar mais difícil identificar se o felino está sentindo dor. A mudança de comportamento é o primeiro indicador de que o gato pode estar sentindo dor.
Os sinais podem ser sutis, já que gatos escondem sinais de desconforto e doença para não parecer vulneráveis perante o inimigo. São traços que eles herdaram de ancestrais para evitar se tornar presa de outro animal.
Sinais de dor no seu gato
Por isso, toda atenção é necessária para identificar os sinais de dor do gatinho. Se ele apresentar algum desses sintomas, procure seu veterinário.
– Falta de apetite ou perda de interesse pela comida;
– Retirar-se do ambiente e procurar um esconderijo;
– Mobilidade e movimentos reduzidos – ou hesitação em subir escadas e pular;
– Redução de tolerâncias aos exercícios e atividades em geral;
– Dificuldade em se levantar, ficar de pé ou andar;
– Diminuir a atividade de se lamber para limpeza;
– Mudança nos hábitos de urinar e defecar;
– Apertar os olhos;
– Posição curvada ou arregaçada ao invés de enrolada para dormir;
– Sensibilidade ou vocalização ao ser tocado e receber carinho;
– Mudança de temperamento ou mudança substancial de comportamento (Exemplo: procurar solidão, agressão, etc).
Categorias de dor
As dores do gato podem ser classificadas em três tipos: aguda, crônica e persistente. A veterinária responsável pela Clínica We Love Cat, Clarissa Dosualdo, explica quais são elas:
Dor aguda
Aparece durante inflamações comuns e recuperação de machucados por até três meses. Pode ser causa por machucados, traumas, cirurgia, condições médicas agudas e doenças. A dor aguda normalmente começa de repente e normalmente não dura muito.
Dor crônica
Normalmente persiste além do processo de recuperação ou persiste em condições que não têm ligação com recuperação. A artrite, também conhecida como Doença Articular Degenerativa (DAD), é muito comum em gatos e leva a dores crônicas fortes. É uma das doenças mais significantes e pouco diagnosticadas em gatos.
Dor persistente
Gatos com dores persistentes podem precisar de tratamento paliativo. Essa é uma perspectiva integral que oferece aos felinos que têm doença sem cura uma melhora na qualidade de vida com controles de dor como principal foco.