Outras situações como ambiente inadequado podem ser os motivos da agressividade

Observar as alterações de comportamento do seu gato é muito importante para perceber se há algo errado. O comportamento agressivo pode ter vários motivos, inclusive uma doença. Será que você tem oferecido condições necessárias ao seu animal de estimação? Entenda as necessidades do seu gato para o bem-estar completo.

As situações em que você deve se preocupar são: eliminação inapropriada de fezes, agressão, arranhões, entre outros.

As causas vão de um ambiente hostil para o animal até uma possível doença. Fique atento também ao comportamento dele quando se relaciona com outros gatos ou até mesmo com pessoas. Se é um momento confortável ou não.

Para a veterinária Clarissa Dosualdo, responsável pela Clínica We Love Cat, os resultados do desconforto são claros para os tutores, mas nem sempre são claras as necessidades do gato e o motivo da mudança de comportamento. 

“É importante que o tutor observe bem essa questão e busque auxílio de um profissional veterinário, que poderá compreender melhor a rotina do gato e o que pode ter causado tal alteração”, afirma.

Atenda às necessidades do seu gato:

1 – Proporcione um lugar seguro:

Todo gato precisa de um lugar seguro para ficar no qual se sinta protegido e possa ser usado como área de descanso;

2 – Proporcione múltiplos e separados recursos ambientais chave:

Recursos chave incluem comida, água, área para fazer as necessidades, áreas para arranhar, para brincar e para descansar. Esses recursos devem estar separados um do outro para que os gatos tenham livre acesso;

3 – Proporcione oportunidades para brincar e exercer comportamento predatório:

Essas ações permitem que os gatos satisfaçam sua necessidade natural de caçar. O gato pode ser estimulado com brinquedos interativos que imitam presas;

4 – Proporcione interação social positiva, consistente e previsível entre humano e felino: 

As preferências individuais dos gatos determinam o quanto eles gostam da interação humana, como carícias, escovação, brincadeiras e conversas, ser pego ou ser colocado no colo de alguém;

5 – Proporcione um ambiente que respeite a importância do olfato do gato:

Gatos usam o olfato para avaliar seus arredores. Eles espalham seu cheiro ao esfregar seu rosto e corpo, o que deposita seus feromônios naturais para estabelecer barreiras nas quais se sentirão protegidos e seguros. Evite limpar estas áreas.

Caso o comportamento agressivo permaneça após todos os cuidados, recomenda-se procurar o veterinário de confiança para avaliação clínica do animal.

Recentemente o gato da atriz Daniela Escobar a mordeu, em um susto quando ela se aproximou e ele estava dormindo.

Falamos um pouco sobre mitos e verdades da mordida do gato neste post e também no instagram.

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp