Escolha uma Página

Entenda sinais de que seu gatinho pode estar obeso ou pesado demais

A obesidade já é um problema grave entre os humanos e, apesar de muita gente não saber, tem se tornado um problema preocupante também entre os animais. Pesquisas recentes estimam que entre 30% e 50% dos gatos estão acima do peso.

O sobrepeso interfere numa série de questões da vida do gato. Ele deixa de fazer atividades simples que fazia antes – como subir em alguns lugares e bancadas, por exemplo – e pode ter até doenças mais graves. 

Entre as patologias frequentes desencadeadas pela obesidade estão a diabetes, a hipertensão arterial, artrite, cistite, dermatopatias e têm maior predisposição a desenvolver o câncer. 

Gatos obesos também têm mais problemas respiratórios e na pelagem e são constantemente vistos roncando.

Aparência ideal

“Temos visto cada vez menos gatos com a aparência que chamamos de ideal”, explica a veterinária responsável pela Clínica We Love Cat, Dra. Clarissa Dosualdo.

Apesar de parecer magro demais para os tutores, o peso ideal para o gato é aquele que deixa a “cinturinha” à mostra e fácil apalpar as costelas do animal.

“Hoje recebemos vários mais animais acima do peso e, muitos, já precisando fazer o controle desse peso e emagrecer. Os tutores acham os gatos gordinhos mais bonitos e não querem que eles emagreçam”, completa a veterinária. 

Gato magro demais - saiba tudo sobre obesidade nos gatos

Controle nutricional

A obesidade nos gatos é visual. Ele fica mais cansado e preguiçoso, mas a principal forma de constatar que ele está com sobrepeso é mesmo a aparência.

Gato em peso ideal - saiba tudo sobre obesidade nos gatos

Um dos motivos históricos que levou ao aumento de peso entre os gatos foi a própria domesticação. As rações secas, apesar de serem o melhor alimento, têm um nível maior de carboidrato e, se não houver acompanhamento veterinário nutricional, o gato pode engordar mais do que deve já que o animal domesticado acaba ficando mais inativo fisicamente. 

Nesses casos, uma das indicações é a introdução maior de rações úmidas, os sachês. Elas são a base de água e proteína e evitam que os animais ganhem peso. 

Uma das preocupações dos tutores que é muito comum – a quantidade de sódio presente nas rações úmidas – a Dra. Clarissa explica que não é problema para eles. “Os gatos não respondem negativamente como nós humanos a altos níveis de sódio. Várias pesquisas já comprovaram essa questão”, completa. 

Gato pesado demais - saiba tudo sobre obesidade nos gatos

Na Clínica We Love Cat nós fazemos todo o controle nutricional e tratamento da obesidade nos gatos. No consultório e a partir de vários exames, é calculado o índice de massa corporal e a quantidade correta de calorias necessárias para ele, por exemplo.

O acompanhamento constante é a melhor prevenção para a saúde do seu gato.

Veja mais dicas para seu gatinho no Instagram da Clínica We Love Cat!

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp