Escolha uma Página

São frequentes as dúvidas sobre a castração de gatos e as vantagens de optar pelo procedimento

A castração de gatos é um tema cheio de dúvidas quanto à sua importância e também com muitas informações erradas que são espalhadas.

A castração do gato, macho ou fêmea, tem várias vantagens. Para as fêmeas, diminui a chance de doenças no útero (como a infecção, que chamamos de piometra) e as neoplasias (câncer).

Para os machos, a castração reduz, principalmente, a frustração dos gatos domésticos que tentam procurar o acasalamento e não conseguem. A castração garante menos estresse em manter o gato em casa, protegido.

Riscos da castração de gatos

É preciso observar que, como em qualquer procedimento cirúrgico, há o risco anestésico. “Os gatos não podem receber qualquer tipo de anestesia e isso não pode ser tratado como um detalhe. A anestesia deve ser inalatória”, explica a veterinária da Clínica We Love Cat, Clarissa Dosualdo.

Cabe ao tutor procurar uma clínica e profissionais em quem confia para fazer o procedimento corretamente.

Durante a cirurgia, é importante o monitoramento de todos os parâmetros cirúrgicos: pressão, temperatura, respiratório, cardíaco. Todos esses sinais devem estar sob controle do profissional médico veterinário e sua equipe.

Marcação de território

A castração de gatos diminui ainda a marcação de território, prática comum do animal. Os machos, por exemplo, urinam pela casa e o odor é muito forte por conta da testosterona, o hormônio sexual. Após a castração, esse comportamento é eliminado e os gatos estarão mais seguros em casa.

Então, caso resolva pela castração do seu gatinho, procure por profissionais preparados para esse procedimento cirúrgico que vai garantir mais qualidade de vida para seu bichinho.

Aqui na Clínica We Love Cat nós fazemos a castração dos gatos com todo o cuidado e cautela necessários. Conheça nossa equipe, estrutura do centro cirúrgico!

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp