Essa pergunta é recorrente aqui na Clínica We Love Cat e por isso a Dra. Clarissa Dosualdo responde se ração úmida faz mal ou não

A ração úmida, que é aquele sachê de alimentação para animais, é muito querida pelos felinos. Mas, os tutores sempre regulam a quantidade com o argumento de que a ração úmida faz mal. 

Não, a ração úmida não faz mal. Os sachês, se tiverem a descrição de “ração balanceada” podem, inclusive, ser a única fonte de alimentação do gato. 

“Muitos tutores se confundem e tiram o humano como base para analisar a ração úmida. O principal argumento é que ela tem muito sódio, mas isso, no caso do gato, não faz mal”, explica Dra. Clarissa Dosualdo, veterinária especialista da Clínica We Love Cat. 

O sódio, para os felinos, não interfere no aumento de pressão, como é com os humanos. A ração úmida também não tem muitos conservantes, como muitas pessoas pensam. 

Ela é basicamente água e proteína, o que é ótimo para o gato. “Os gatos bebem pouca água e, quando a ração tem essa outra fonte de água, é ótimo”, completa Clarissa. 

Diferença da ração úmida

Além de ser fonte de água, a proteína do sachês também é benéfica. Os gatos são carnívoros e a ração seca foi introduzida pelos humanos. Eles gostam de carne. 

Ela também evita que os gatos engordem e chega a ser usada em alguns casos de dieta para redução de peso de felinos obesos. A ração seca, que costuma ser utilizada pela maioria dos tutores, é rica em carboidrato. 

Diferente da ração seca, no entanto, a úmida não pode ser deixada no pote para o gato comer quando quiser. Ela deve ser colocada na vasilha e, caso o gato não coma imediatamente, precisa ser levada para a geladeira. 

“O maior problema da ração úmida é o preço. Ela é mais cara que a seca. Mas, tirando isso, é muito mais saudável para o felino”, completa Dra. Clarissa. 

Mas, é preciso observar bem o rótulo do sachê, caso seja utilizado como única fonte de alimento do gatinho. Ela precisa ter escrito “ração balanceada para o felino”. 

WhatsApp Fale conosco no WhatsApp